sábado, 22 de setembro de 2012

Apple teria copiado design de relógio suíço no iOS 6

A Swiss Federal Railways (SBB), companhia ferroviária da Suíça, tem uma patente de design específica para relógios instalados nas estações de trens do país desde 1944

Irônico. Essa é a palavra que pode ser melhor usada para descrever uma situação inusitada envolvendo a Apple, que agora pode parar no banco dos réus. Após vencer uma peleja judicial épica contra a Samsung, a empresa de Tim Cook é acusada de ter copiado o design de um relógio suíço no sistema operacional iOS 6.
A Swiss Federal Railways (SBB), companhia ferroviária da Suíça, tem uma patente de design específica para relógios instalados nas estações de trens do país desde 1944. Se uma marca quiser utilizar o design, tem que solicitar à dona e desembolsar uma grana - a Mondaine comercializa até relógios de pulso com o design licenciado.
A SBB queria um relógio que fosse um ícone de pontualidade, instalando os aparelhos em locais de grande visibilidade para garantir o tempo correto de chegada e partida dos trens. O responsável pelo projeto, na época, foi o engenheiro Hans Hilfiker.

imagem: reprodução/montagem/Brainstorm9)


Os usuários de iPad se depararam com um relógio bem semelhante à criação de Hilfiker quando atualizaram o iOS para a nova versão. O aplicativo simples, que já vem junto com a atualização, é visualmente idêntico ao suíço. O funcionamento, no entanto, é completamente diferente, já que a versão da Apple é digital.
O relógio da SBB utiliza uma tecnologia chamada de "stop-to-go", onde o ponteiro dos segundos - que carrega a marca do design - realiza o trajeto de um minuto em apenas 58,5 segundos. Quando completa a volta, ele pausa por um segundo e meio, e um impulso elétrico emitido pela estação sincroniza todos os relógios. 
Via Brainstorm9

Nenhum comentário:

Postar um comentário